A minha almofada tem rádio é, além de um programa de rádio, um audioblog e, como tal, dispõe de um mp3 player incorporado.
Se clicar no play de qualquer das músicas disponíveis nos posts, o Yahoo Media Player é lançado e pode ouvir todos os ficheiros do blog, por ordem cronológica, ou escolher especificamente o que ouvir através da playlist. Enjoy!

A Minha Almofada Tem Rádio - Podcast

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Almofada #27 - 2 Novembro 2008 - Edgar Allan Poe

. sexta-feira, 31 de outubro de 2008



Ouça o programa
Almofada #27

O que é o horror percebeu-o muito bem Edgar Allan poe escritor norte-americano, nascido em Boston a 19 de Janeiro de 1809. Ninguém revolucionou tanto a época em que viveu como Allan Poe. A sua obsessão pela originalidade, um dos seus horizontes, é conhecida através do seu trabalho de crítico literário e teórico da literatura. Mas a par deste trabalho Edgar havia de destacar-se como poeta e escritor de pequenos contos, género que apurou até à modernidade que hoje conhecemos. O género policial que hoje conhecemos foi forjado por Poe. E também o horror povoou a mente do poeta escritor.

Edgar Allan Poe escreveu vários pequenos contos que podemos considerar de terror. Entre eles, "Berenice", "The Mask of the Red Death", "The Oval Portrait", e "The Premature Burial , que escolhemos para ilustrar a almofada #27, inspirada pelo halloween.

Nestas obras Poe refundiu um género e criou algumas das mais clássicas temáticas do Terror.
O mérito de Poe na escolha da temática, embora original e refrescante, não se compara à genialidade da sua técnica e ao poder totalitário das suas evocações.



Antes de mais o ambiente. Os sons tétricos e inexplicáveis povoam as histórias do escritor.

Henry Cowell The Banshee

As imagens esfumadas ou surpreendentes. Os retratos desconhecidos ou os rostos desfigurados ajudam a compor um clima de ansiedade a que leitor algum escapa. As cores são outro dos seus recursos, o contraste entre um mundo negro onde o branco prenuncia sempre morte e desgraça e o vermelho raramente é outra coisa que sangue.
Depois, as localizações. O autor coloca-nos sempre em locais inóspitos, de Invernos tempestuosos ou desoladores, Verões sufocantes, outras vezes. Os caminhos são atribulados, as casas, mansões e palacetes que surgem são estranhos e sobrenaturais.
A intriga é, depois, com uso destes artefactos metafóricos e metonímicos, urdida em filigrana de modo a provocar no leitor dúvida e temor. E, finalmente, pânico e horror, com as descobertas que o narrador ou as personagens principais realizam no culminar das histórias.

A sua técnica inclui a alienação das personagens, o recurso ao sobrenatural e ao inexplicável. Utiliza a catarse da tragédia grega amplificando os seus efeitos com a introdução de momentos, em pormenor, do horror. Da passagem de uma situação de tensão, de ansiedade, construída ao longo de uma intriga servida de elipses, insinuações, interrogações, onde, por fim, a morte chega pelas mãos de algo que nos gela.



O impacto que produz os efeitos desejados no leitor sem que este seja interrompido pelos momentos quotidianos da sua vida. Nos contos de horror que referimos pode dizer-se, sem qualquer dúvida ou questão, que Poe conseguiu o que desejava com a sua escrita.
No momento em que o leitor é confrontado com a passagem para a situação convulsiva, de morte, dor, destruição, putrefacção ou simplesmente vazio, já há muito que se sentia incomodado, duvidoso, ansioso e preocupado. Estados onde Edgar Allan Poe nos conduz com calma, segurança e mestria. E morte, muita morte.

Texto de Domingos Farinho em CTLX Cineclube de Terror de Lisboa


Alinhamento:

Frontier Ruckus One story carpot houses
Munk & James Murphy Kick out the chairs
Michael Zapruder Ad's in
"A morte vermelha"
Mazgani Lay down
Of Montreal St Exquisite's confessions
Mareva Galanter & RufusWainwright Serge et Jane
"O retrato oval"
Intense & Molly Duncan Jammin' in my head
Norah Jones & Joel Harrison Tenesee Waltz
"O enterro prematuro"
Ane Brun Changing of the seasons
Heather Nova Hollow

0 comentários:

 

Top Comentadores

Namablogkamu is proudly powered by Blogger.com | Template by o-om.com