A minha almofada tem rádio é, além de um programa de rádio, um audioblog e, como tal, dispõe de um mp3 player incorporado.
Se clicar no play de qualquer das músicas disponíveis nos posts, o Yahoo Media Player é lançado e pode ouvir todos os ficheiros do blog, por ordem cronológica, ou escolher especificamente o que ouvir através da playlist. Enjoy!

A Minha Almofada Tem Rádio - Podcast

quinta-feira, 13 de março de 2008

. quinta-feira, 13 de março de 2008

PÃO FRESCO






















Bernardo Brito e Cunha, Carlos Cruz, Eduarda Ferreira, José Duarte, Mário Zambujal e Orlando Neves eram as vozes do Pão Com Manteiga, um programa que estreou em 1981, na RDP – Rádio Comercial. O non sense era o prato forte do programa: «A carne é fraca, mas o molho é uma maravilha»; «As orações subordinadas devem ser lidas de joelhos»; «Nem todos os pontos são cardeais, alguns são cómicos»; «Peta era antigamente. Hoje é mentira. Qualquer dia é verdade»; «Quando a família real joga às cartas todos estão proibidos de dizer só me saem duques».
Estes e outros escritos do género encheram dois livros.

A propósito, aqui ficam excertos de duas entrevistas com co-autores do programa:
Carlos Cruz - “ Nós viemos mostrar outra forma de fazer rádio, apresentámos o som dito e não apenas o som tocado, a musica para nós era apenas um embrulho muito ligeiro das palavras, o programa era um exercício sonoro sobre a língua portuguesa, desafiavamos o ouvinte a tentar perceber que cada palavra em português tinha vários significados”
José Duarte "Jazzé" - " O Pão com manteiga foi o descaramento. A rádio depois do pão com manteiga é outra. Entre outras coisas descobrimos o alto sentido de humor do povo português. Lembro-me de fazermos um programa de rádio a cores: "Hoje o programa tem cores. É emitido nesta primeira hora em amarelo." Uma ideia fabulosa, rebentámos com o PBX da rádio Comercial, de tantas chamadas. Uma vinha da Estremadura, de um ouvinte que disse: "Aqui começou a chover a cores."

E, claro, as histórias do Roque e a Amiga:
"A amiga pulou da cama, fresca, matinal, ainda cheia de orvalho e espreguiçou-se longamente em frente ao espelho.
Deu o primeiro sorriso do dia a Roque, que a espreitava pelo canto do olho enquanto acendia a beata que apagara cuidadosamente na noite anterior.
A amiga voltou a olhar o espelho, sempre sorrindo e prendeu o cabelo com dois ganchos. Depois, saltou para a balança e o sorriso apagou-se.
- Que foi? – Perguntou Roque.
- Dois quilos a mais… – esclareceu a amiga.
Roque deu uma pequena gargalhada.
- E você ri-se! – Enfureceu-se a amiga.
E encostando-se à cama perguntou:
- Onde é que está a graça, roque?
- É que por este andar, ainda passo a ser conhecido pelo Roque da pesada… "

(Led Zeppelin, «Rock and Roll)

0 comentários:

 

Top Comentadores

Namablogkamu is proudly powered by Blogger.com | Template by o-om.com